O Marketing Pessoal e o Upgrade em Sua Carreira


Embora a maioria das pessoas associe marketing a propaganda e divulgação, esta é apenas a parte visível do marketing como o entendemos.

O processo de marketing esta engendrado no cerne do produto ou serviço, ou seja, antes mesmo de sua criação, na fase em que se inicia a pesquisa de mercado e na estruturação do produto ou serviço em seu próprio conteúdo.

Quando falamos em Marketing Pessoal estamos nos referindo não a nossa imagem no mercado de trabalho ou na prestação de serviços, mas antes disso em nosso próprio conteúdo. Para que possamos ter um bom Marketing Pessoal precisamos avaliar primeiro quem somos profissionalmente falando, o que temos para oferecer de nós ao mercado? Antes de saber como isso vai ser divulgado ou visto.

A imagem que produzimos de nós mesmo no mercado é apenas parte sensível ou visível do que somos estruturalmente, quer dizer não da para melhorar o marketing pessoal apenas melhorando as roupas ou o vocabulário, precisamos reestruturar nossa maneira de ver, compreender e responder ao profissional.

Saber o que o mercado espera de um bom profissional seria então a Pesquisa, melhorar nossas competências a Estrutura, se posicionar no mercado a Exposição, o dia a dia do trabalho a Divulgação.

O que mudar então? Neste caso estamos diante de mais uma questão essencial ao marketing: Os Objetivos. Não se lança um produto ou serviço no mercado sem que se tenha um objetivo com ele. Metas a serem atingidas. Quando se lança este produto é importante que se saiba a quem se destina, só então, nos preocupamos também em como chegar lá.

No Marketing Pessoal não é diferente, para que possamos melhorar o nosso, precisamos ter definido onde queremos chegar com ele. Neste sentido é que poderemos de fato conseguir um Upgrade em nossa carreira profissional.

Na medida em que se definem os objetivos é que passamos a avaliar nosso potencial, nossas fraquezas e necessidades para só então traçarmos estratégias de como chegar lá onde desejamos estar.

Se até aqui tudo pareceu muito vago, faça um exercício de autoconhecimento: experiente escrever um texto dizendo quem você é profissionalmente falando, não em termos hierárquicos em sua empresa, mas como acha que é visto por seus companheiros de trabalho, com certeza vai ser um bom começo. Depois determine aonde quer chegar e por fim trace estratégias de como conseguir.

Lembre-se somos avaliados por no mínimo 46 competências profissionais básicas, que vão desde a responsabilidade até a intuição. Se estiver achando tudo isso muito difícil e quiser de fato investir nisso, você pode até contratar um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário